Mercado de Trabalho

Depoimentos de Ex-alunos

Franklin Maia

General Manager de Empréstimos para Pessoa Física no Nubank (Brasil)

Descreva sua formação desde o inicio da graduação

Sou formado em Matemática Aplicada com ênfase em Matemática Financeira pela UFRJ e tenho Especialização em Finanças pelo Insper. Minha graduação pode ser dividida em duas partes, na primeira, em que eu foquei nas matérias obrigatórias e na segunda, onde eu explorei outras áreas até me decidir no que eu gostaria de seguir. A segunda parte é a mais interessante e foi o que permitiu me descobrir academicamente, fiz matérias dos cursos de Estatística, Economia, Historia e do mestrado do COPPEAD e decidi que trabalharia ou com estatística ou com finanças. Não fiz muitos estágios enquanto eu estava na graduação o que tornou mais difícil a minha colocação profissional. Depois que já trabalhava no Nubank decidi fazer uma pós graduação como forma de nivelar o meu conhecimento em finanças, pois a minha formação foi desbalanceado, com muita profundidade em alguns tópicos e poucas noutros.

Como o bacharelado em Matemática Aplicada da UFRJ foi fundamental pra tua formação?

Vejo que o meu curso de graduação foi muito importante por dois motivos, primeiramente é um curso que, se levado a sério, desenvolve uma profundidade de pensamento analítico difícil de achar em outros locais, não adianta decorar formulas, vc realmente precisa entender o que está acontecendo. Essa forma de “ginastica intelectual” foi muito importante para mim no ambiente rápido e intelectualmente demandante que é o Nubank. Segundo, a liberdade acadêmica dada no curso é fantástica e eu pude me aprofundar em assuntos do meu interesse e também ter uma formação ampla e sólida. Pode parecer estranho, mas eu prezo os conhecimentos que eu adquiri em _Historia Contemporânea II_ (não, eu não fiz a I. Não, isso não é tão estranho quanto parece) tanto quanto algumas matérias quantitativas que eu tive, pois ela me permitiu ver o mundo de uma forma mais imparcial e começar a desenvolver as minhas capacidades argumentativas de uma forma que não foi possível em outras matérias.

Como a matemática e conhecimentos mais quantitativos são vistos na tua area de atuação?

Por trabalhar na áreas financeira e ter começado a minha carreira na área de credito de varejo conhecimentos quantitativos são essenciais. Toda a modelagem de credito de varejo se baseia em métodos estatísticos, as amostras são grandes e os valores relativamente pequenos o que permite todo o tipo de modelagem. Uma das coisas que mais me atrai em Finanças é a capacidade de aplicar conhecimentos analíticos de forma abrangente e profunda. Ela é, inclusive, uma das areas fora da academia mais afeita a métodos quantitativos. Para os mais interessados recomendo estudar o caso da Renaissance Technologies como um dos exemplos do que é possível fazer com métodos quantitativos em finanças.