O que é a

Matemática Aplicada?

Veja o documento escrito pela SIAM (Society for industrial and applied mathematics) sobre a versatilidade da carreira de um matemática aplicado:
Careers in Applied Mathematics

A matemática aplicada envolve a aplicação da matemática a problemas que surgem em várias áreas, por exemplo, nas ciências biológicas, nos diversos ramos da engenharias, ciências sociais ou outras áreas diversas e o desenvolvimento de novos métodos novos ou para enfrentar o desafio explicar os fenômenos observados e prever novos fenômenos ainda não observados.

Suas soluções requerem conhecimento de vários ramos da matemática, como análise, processos estocásticos, ideias geométricos e algébricos, utilizando métodos analíticos e numéricos. Muitas vezes, o matemático aplicado interage diretamente com os experimentalistas para ver seus resultados de pesquisa ganharem vida.

O que é o bacharelado em Matemática Aplicada da UFRJ?

Você gosta de matemática e de desafios intelectuais?

Você tem curiosidade científica, quer estudar e participar de projetos inovadores multidisciplinares?

Você gostaria ter uma formação de alto nível que abrirá portas no mercado de trabalho e de estudo no exterior?

Você gostaria de trabalhar no mercado financeiro com sólida formação em Matemática do Instituto de Matemática e em Negócios da renomada Escola de Negócios da UFRJ, o Instituto COPPEAD de Administração?

O nosso diferencial

O curso de Matemática Aplicada da UFRJ tem por objetivo oferecer a seus alunos uma formação com as seguintes características:

Um curso de alto nível
É iniciativa pioneira formar executivos para a área de negócios e cientistas para a pesquisa científica e tecnológica em um mesmo curso. Além disso, nossos alunos são estimulados a completar sua formação estudando no exterior.

Flexibilidade e Multidisciplinaridade
No lugar de um currículo fechado, nosso aluno pode escolher livremente boa parte das matérias. Existe uma formação geral em Matemática, à qual se soma uma formação complementar, de acordo com seus gostos, aptidões e interesses. Um curso com professores de diversas áreas do conhecimento dá ao formando uma visão mais abrangente. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares é hoje um valor fundamental em um mundo onde as constantes mudanças e a crescente complexidade exigem a cada instante respostas novas.

Formação pela pesquisa
A maioria dos professores da UFRJ, a maior universidade federal do páis, dedica a maior parte de seu tempo a pensar coisas novas (isto se chama, no nosso jargão, fazer pesquisa). Trabalha-se muito tentando entender micro-organismos, partículas elementares, sociedades, teorias literárias, novos materiais, a economia, poemas e teoremas. Colocando nossos estudantes desde cedo em contato com a atividade de pesquisa, estamos lhes dando a oportunidade de se desenvolverem ao máximo. O fato de ter se formado em um ambiente de pesquisa, de ter sido habituado a questionar, verificar suas idéias e compará-las com as de outros será, certamente, uma vantagem no Mercado de Trabalho.

Integração com a Pós-Graduação
Há mais de uma década, numerosos alunos de nossos cursos de graduação têm, geralmente a partir do sétimo período, enfrentado o desafio de cursar o Mestrado em Matemática ou o Mestrado em Estatística concomitantemente com a graduação. Alunos são estimulados a cursar disciplinas de pós-graduação, que são aceitas, automática e entusiasticamente, para a integralização do Bacharelado em Matemática Aplicada.

Excelente Infraestrutura
Os alunos da Matemática Aplicada têm à sua disposição uma sala de estudos exclusiva com armários, água, cafezinho e laboratório de computadores. Neste espaço de estudo existe uma integração entre os alunos da graduação e da pós-graduação, onde troca-se idéias sobre Matemática e futuro profissional. Nossa biblioteca dispõe de vasto acervo em Matemática e em Negócios.

Os nossos objetivos

O curso de Matemática Aplicada tem por objetivo oferecer a seus alunos uma formação de alto nível, com as seguintes características:

• Forte base matemática, obrigatória para todos os alunos, com corpo docente altamente qualificado e formação complementar em contato com professores de centros de excelência do país;
  • Nossos professores, altamente qualificados, permanecem em tempo integral na universidade, oferecendo oportunidades de convivência informal.
  • Preparação oferecendo amplas alternativas no mercado de trabalho ;
  • Integração com a pós-graduação, com a possibilidade de cursar o Mestrado em Matemática ou o Mestrado em Estatística em conjunto com a graduação em 4 ou 5 anos;
  • Contato com projetos de pesquisa desde o primeiro ano;
  • Possibilidade de combinar formação científica e empresarial;
  • Flexibilidade curricular (qualquer disciplina da UFRJ é eletiva e pode ser cursada ) com a possibilidade de explorar a riqueza de oportunidades, de uma grande universidade como a UFRJ, de acordo com seus gostos, interesses e aptidões, optando por uma especialidade ou por uma formação multidisciplinar;
  • Opções atraentes, incluindo Computação CientíficaMatemática de Negócios e Matemática para Ciências Biológicas.