Mercado de Trabalho

Depoimentos de Ex-alunos

Daniel Soares

Data scientist na nam.R (França)

Descreva sua formação desde o inicio da graduação

Eu integrei a UFRJ em 2010 e passei um total de 3 anos com um pé na Física, um pé na Matemática Aplicada e um outro na militância estudantil. Além das disciplinas do ciclo básico dos dois cursos, eu tive a oportunidade de cursar matérias do Mestrado na UFRJ e no IMPA, com um foco em Probabilidade e em Análise Numérica. Ao fim do terceiro ano, eu prestei o concurso de admissão da Ecole Polytechnique, integrando a turma X2012.
Na Ecole Polytechnique, após 1 ano e meio de formação generalista (Matemática, Física, Economia, Ciência da Computação, entre outros) eu escolhi a especialização em Mêcanica dos Fluidos e Simulação Numérica. Durante esse período de 4 anos eu pude realizar três estágios, o primeiro em Simulação Numérica em Mêcanica dos Sólidos na PSA (Peugeot-Citröen), o segundo em Análise de Dados em Climatologia na University of California Los Angeles (UCLA) e, por fim, um estágio em Concepção Aerodinâmica na Safran Aircraft Engines.
Minha vida profissional começou na Safran onde trabalhei durante 2 anos como Engenheiro Aeronáutico no departamento de Aerodinâmica de Sistemas Externos. Em seguida decidi mudar de área e comecei à trabalhar como Data Scientist na nam.R, desenvolvendo projetos na área de Desenvolvimento Sustentável.

Como o bacharelado em Matemática Aplicada da UFRJ foi fundamental pra tua formação?

Os anos que eu passei na Matemática Aplicada foram, acima de tudo, de uma grande importância para minha formação humana. Nas salas do bloco ABC eu pude vivenciar um ambiente intelectual extremamente estimulante. De um lado, tive como colegas estudantes apaixonados não só pela Matemática e outros temas científicos, mas pelo conhecimento em geral. Esse tipo de estímulo cultural e intelectual é, na minha humilde opinião, a principal riqueza que a vida universitária pode oferecer. De um ponto de vista acadêmico, a exigência e qualidade das disciplinas ensinadas no curso de Matemática Aplicada se encontram no mesmo patamar que as melhores instituições de ensino superior do mundo. O departamento conta com excelentes professores que estão sempre disponíveis para tirar uma dúvida, dar um conselho ou discutir sobre filosofia em torno de uma cerveja ou de um açaí.

Como a matemática e conhecimentos mais quantitativos são vistos na tua area de atuação?

Como diz o ditado, um Data Scientist não é nada mais que o a mistura de um matemático que sabe programar com um programador que sabe matemática. Nesse sentido, uma formação matemática sólida, especialmente em Probabilidade e Estatística, é o primeiro passo para uma carreira em Ciência de Dados. Ao mesmo tempo, essa é uma área que está em constante evolução e a capacidade de se adaptar facilmente e de aprender constantemente é algo que toda empresa procura num candidato.
No caso da Aeronáutica, minha outra área de atuação, conhecimentos avançados em Análise Numérica e uma capacidade de raciocínio analítico são pré-requisitos em todo cargo envolvendo concepção e desenvolvimento.