Mercado de Trabalho

Destino de Ex-alunos

Guilherme Sales

Cientista de Dados na Gerdau (Brasil)

Descreva sua formação desde o inicio da graduação

No Ensino Médio minha matéria favorita era Física, e com o passar do tempo fui cada vez mais apreciando a beleza das idéias matemáticas e sua aplicabilidade no mundo real.
Entrei na UFRJ cursando Engenharia de Computação e Informação. Através do Programa Especial de Matemática, conheci o bacharelado em Matemática Aplicada, e acabei trocando de curso no 3º período. No meu terceiro ano, fui para a França realizar intercâmbio de duplo-diploma na ENSTA ParisTech (École Nationale Superiéure de Techniques Avancées), onde aprofundei meus estudos em modelagem matemática e computação científica. Fiz dois estágios durante esse período: um no INRIA em problemas inversos (orientador Houssem Haddar), e outro em computação de alto desempenho no IFPEN (orientadora Ani Sedrakian). Cursei em paralelo no último ano o mestrado (M2) Mathématiques et Applications da Université Paris-Saclay.De volta ao Brasil, fiz o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, orientado por Daniel Figueiredo e Giulio Iacobelli.

Como o bacharelado em Matemática Aplicada da UFRJ foi fundamental pra tua formação?

Em primeiro lugar, a formação sólida em matemática me deu a base para compreender profundamente diversos assuntos em ciência e tecnologia, me ensinou a pensar de maneira analítica, e a expressar essas idéias de maneira clara.A flexibilidade do currículo também me permitiu ter contato com diversas áreas e adquirir uma formação científica generalista (que é algo valorizado hoje no mercado). Finalmente, essa flexibilidade e a atitude geral do curso de incentivar os alunos a irem além foram muito importantes para que eu aprendesse a ter pro-atividade e independência nos meus estudos.

Como a matemática e conhecimentos mais quantitativos são vistos na tua area de atuação?

Eu diria que, em geral no mercado, a formação mais matemática tem sido cada vez mais bem-vista (embora as pessoas não saibam ainda muito bem o que você é capaz de fazer). Na área de ciência de dados certamente é um forte diferencial, pois possibilita o conhecimento aprofundado dos métodos utilizados e dos problemas em que são aplicados.Entretanto, vale ressaltar que fora da pesquisa acadêmica não basta apenas a teoria: programar decentemente, se comunicar bem de maneira oral e escrita, e ter disposição para entender os problemas do mundo real são imprescindíveis para fazer a matemática render resultados práticos.Felizmente, com a flexibilidade do currículo na Matemática Aplicada, é possível se desenvolver em todos esses aspectos!