Mercado de Trabalho

Depoimentos de Ex-alunos

Penelope Melgarejo

Senior Modelling Analyst na Optimeering Aqua (Noruega)

Descreva sua formação desde o inicio da graduação

Rapidamente no início do curso de Matemática Aplicada eu percebi que programacao era algo que me dava prazer, claramente os cursos relacionados a computadores me interessavam de maneira especial. Com isso eu acabei escolhendo diversos cursos da Ciencia da Computacao como matérias opcionais e me apaixonando por matematica discreta. Eu fiz a prova para duplo diploma com a França e acabei escolhendo ir para a ENSTA (uma escola de engenharia generalista) onde segui a especialidade de computação no primeiro ano e de otimização no segundo ano. No primeiro ano na ENSTA fiz um estágio na AgroParistech na area de IA e no segundo ano fiz um estágio (de mestrado) na IBM na area de pesquisa operacional. No segundo ano na ENSTA segui ainda um programa de duplo diploma, um mestrado em Pesquisa Operacional no CNAM, permitindo aos alunos se especializar ainda mais em certas areas em que a ENSTA não tinha tantos pesquisadores. 
O estágio/mestrado na IBM deu lugar a um doutorado no mesmo assunto, esse tipo de doutorado “aplicado” feito em empresas é uma oportunidade que eu achei bem legal na França pois permite combinar pesquisa e aplicação em um.

Como o bacharelado em Matemática Aplicada da UFRJ foi fundamental pra tua formação?

Muito provavelmente eu não teria ido para a França se não tivesse feito matemática aplicada e ir para a França não foi decisivo apenas na minha formação, mudou a minha vida.A aplicada me deu uma base sólida de matemática sem a qual os estudos na França teriam sido muito mais difíceis.A minha parte preferida do curso era a possibilidade de moldar os estudos de acordo com os meus interesses. Isso me permitiu descobrir meus assuntos preferidos o que, eventualmente eu descobri, estao em sua maioria presentes na área em que eu escolhi me especializar. 

Como a matemática e conhecimentos mais quantitativos são vistos na tua area de atuação?

Essencias e raros. Eu consegui o meu trabalho na Noruega antes de terminar o meu doutorado na França em grande parte pela dificuldade de achar pessoas qualificadas na minha área (Pesquisa Operacional). Além de desenvolver o software de otimização que vendemos, grande parte do meu trabalho é escrever modelos matemáticos que descrevam a realidade o melhor possível, levando em consideração ao mesmo tempo a dificuldade de otimizar/resolver um tal modelo computacionalmente.